top of page

Projeto

O Prazer de Viver e Aprender

com foco em Identidade

Este projeto basicamente consiste no meu relatório final de estágio realizado em 2013 no CRAS de Balneário Camboriú/SC. Aproveito o espaço para compartilhar com todos a apresentação do projeto abaixo e o link do arquivo completo na sequência.

APRESENTAÇÃO

O CRAS é uma unidade em torno da qual se organizam os serviços de Proteção Social Básica, do que decorre sua função de gestão local. Espaço físico, organização do mesmo e das atividades, funcionamento e recursos humanos devem manter coerência com a concepção de trabalho social com famílias, diferenciando o serviço que pode ser ofertado no CRAS.


A oferta dos serviços nos CRAS deve ser planejada e depende de um bom conhecimento do território e das famílias que nele vivem suas necessidades, potencialidades, bem como do mapeamento da ocorrência das situações de risco e de vulnerabilidade social e das ofertas já existentes.


O CRAS Nação Cidadã, no qual apresento e desenvolvo atividades como estagiária do curso de Psicologia da Faculdade Avantis de Balneário Camboriú (SC), situa-se na rua Paraguai, no Bairro das Nações, e foi inaugurado no início de fevereiro de 2012, atendendo todo o Bairro das Nações e proximidades, com aproximadamente 600 cadastros já realizados. Por este número, já é o maior CRAS, entre as três Instituições CRAS de nossa cidade.


O CRAS conta com um quadro funcional de oito trabalhadoras, todas mulheres, compreendidas entre Coordenação, Assistente Social, Psicóloga, socióloga, professores, recepcionistas e uma trabalhadora encarregada de serviços gerais. A medida que os cadastramentos vão se efetuando, novos grupos vão se formando, mas de antemão já posso informar a existência do grupo de Benefício Eventual, Grupo de Convivência, Grupo de Pintura, Grupo de mães (de participantes da área da deficiência), que funciona no mesmo dia e hora, do grupo da área da Deficiência física e mental. Alguns dos participantes, não possuem autonomia para chegar a Instituição CRAS sozinhos, pois necessitam da companhia de alguém da família, então por este motivo, houve a necessidade de organizar um grupo de mães dos participantes, coordenado pela Assistente Social do CRAS.

 

Este é o terceiro semestre que o CRAS do Bairro das Nações, vem desenvolvendo projetos na Biblioteca Bem Viver, localizado à Rua Peru, sempre com a colaboração de estagiários e professores da Faculdade Avantis de Balneário Camboriú e da Univali de Itajaí, respectivamente. A cada semestre, o CRAS, através da psicóloga responsável, pelo andamento dos trabalhos, vem se aperfeiçoando no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento às famílias das crianças que frequentam a Biblioteca Bem Viver, sempre no período vespertino, de segunda a quinta-feira.  


Por este motivo, ficou decidido que neste primeiro semestre/2013, antes de ser iniciado o projeto “O Prazer de Viver e Aprender” com foco em Identidade, na Biblioteca Bem Viver, acompanhada pelo CRAS do Bairro das Nações, através da Psicóloga, e apresentado pela estagiária do curso de psicologia da Faculdade Avantis, era necessário providenciar o cadastramento das famílias que tem crianças frequentando a Biblioteca Bem Viver, embora já exista um cadastro próprio da Biblioteca que é organizado pela proprietária da mesma. O cadastramento das famílias está anexado ao Pré-Projeto da estagiária da Faculdade Avantis e arquivado no CRAS.

O cadastramento das famílias das crianças que frequentam a Biblioteca Bem Viver teve início em março/2013, e foi realizado pela estagiária da Faculdade Avantis, com acompanhamento permanente da Psicóloga do CRAS, sendo que durante a realização do mesmo, encontramos algumas dificuldades. As famílias foram convidadas a comparecer no CRAS, sempre através de agendamento, atendendo as necessidades do (a) responsável pela família, porque na maioria dos casos, os responsáveis trabalham em tempo integral. Algumas famílias, as quais a estagiária não conseguiu agendar para comparecer ao CRAS, foram visitadas gradativamente no período entre março/2013 até meados de maio/2013, pela psicóloga do CRAS e mais uma funcionária da instituição.

 

Após o trabalho do cadastramento das famílias das crianças, que frequentam a Biblioteca Bem Viver na rua Peru, no bairro das Nações, é que fixamos o cronograma para dar início ao Projeto O PRAZER DE VIVER E APRENDER- com foco em Identidade, destinado as crianças que frequentam a Biblioteca Bem Viver, apresentado em oito encontros, sempre às terças feiras, semanalmente, com início em 14/maio/2013 e encerramento em 02/julho/2013, cujo objetivo é o  de  proporcionar as crianças entre (06 e 12 anos)  que frequentam a Biblioteca Bem Viver, oportunidades de melhor conhecimento de si e do outro através de atividades lúdicas e interativas,  por meio de vivências, oferecendo às crianças oportunidades para que possam criar observar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar utilizando-se do lúdico, possibilitando às crianças a comunicação, questionamento, interação com os outros e fazer com que se sintam  parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais, promovendo desta forma a socialização e o respeito mútuo entre crianças  que lá se encontram.

 

Entendemos que criar condições para a construção de identidades significa entre outras coisas, cuidar das relações, dos discursos e das atitudes planejando estratégias que possibilitem aos educandos perceber a existência de diferentes grupos culturais, com manifestações específicas e propiciar a identificação como membro de determinado grupo social que tem cultura, saberes e história.

 

O projeto acima foi desenvolvido pela estagiária da Psicologia da Faculdade Avantis, na Biblioteca Bem Viver, acompanhado pela Psicóloga do CRAS - Nação Cidadã, direcionado as crianças que frequentam aquele espaço todas as terças feiras, no horário vespertino.

Confira os demais tópicos no arquivo disponibilizado na íntegra abaixo:

1 – APRESENTAÇÃO .....................................................................................p. 02

  1. – Sumário ................................................................................................p. 04

  1. – INTRODUÇÃO .......................................................................................p. 05

    1. – Características da Instituição............................................................p. 07

3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..................................................................p. 09

3.1 – OSistema Único de Assistência Social - SUAS...................................... p. 12

4 – ATIVIDADES PLANEJADAS E DESENVOLVIDAS.................................... p. 15

4.1 - RELATÓRIO DAS ATIVIDADES ............................................................. p. 17

5 – ATIVIDADES NÃO PLANEJADAS E DESENVOLVIDAS ........................... p. 20

6 – PLANO DE AÇÃO .....................................................................................p. 22

7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................p. 29

8 – ANEXOS .................................................................................................. p. 32

9 – REFERÊNCIAS ........................................................................................ p. 70


 

 

 

 

 

 

Juntos Somos Melhores
bottom of page