Aprenda a Lutar
- Cecília Azevedo
- 27 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
A College for International Co-operation and Development (CICD) em colaboração com outras entidades prepara e treina o voluntariado para lutar contra a pobreza. Atua em muitos países com voluntários de 18 a 65 anos e incentiva-os a participar de diferentes tipos de programas.
Saiba mais sobre as entidades e os programas nos endereços:
www.cicd-volunteerinafrica.org www.humana.org
Conheça agora e se inspire com o relato de uma das voluntárias.
A HISTÓRIA DE UMA VOLUNTÁRIA NA ZÂMBIA
Sou a Liliana Liberato e tenho vindo a trabalhar como Instrutora de Desenvolvimento (trabalho voluntário), num projeto de Ajuda às Crianças em Chibombo, uma província da Zâmbia, juntamente com ADPP (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) - Humana People to People durante 6 meses (Maio -Novembro). Na minha equipe éramos 3 voluntários. Como Instrutores de Desenvolvimento, trabalhamos em cooperação com escolas, famílias e comunidades para melhorar a vida das crianças. Nas comunidades encontramos problemas na educação, nutrição, agricultura, comércio local e economia doméstica. Acreditamos que uma sociedade mais justa é possível - onde todos os cidadãos tenham acesso à educação, saúde, alimentação e sustentabilidade.
Em maio deste ano, chegamos a Zâmbia. Nós rapidamente percebemos que os problemas ali existiam em todos os níveis, e, como não poderíamos agir em todos os campos, decidimos que iríamos atuar em quatro setores: educação, nutrição, Clubes de Mulheres e Suporte de Pessoas Idosas. As palavras... nunca poderia expressar exatamente o sentimento que entra nos nossos corações e o sorriso espontâneo que brilha nos nossos rostos e o profundo sentimento de gratidão por parte da comunidade têm sido parte do nosso dia a dia neste projeto.
Os construtores colocaram de lado as suas responsabilidades pessoais para se juntarem a construção... Os professores fizeram uma coleta entre si para ajudar a comprar alguns materiais mais baratos e fornecer almoço para os construtores ... Os jovens estudantes estavam sempre dispostos a ajudar os mais velhos para concluir as tarefas... As crianças estão sempre lá para nos encher de esperança com aqueles sorrisos que animam a alma... Nós, voluntários, organizamos a compra e chegada dos materiais, trabalhamos com dois grupos de mulheres locais para estimular o auto-desenvolvimento e organizamos uma horta comunitária para ajudar...
Pamodzi = (língua local da Zâmbia), significa que nós é que decidimos a direção que queremos dar a causa.
Leia mais aqui.



Comentarios