Como Se Fosse a Primeira Vez
- Cecília Azevedo
- 26 de jul. de 2016
- 8 min de leitura
Sinopse do filme: Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário paquerador que vive no Havaí e é famoso por conquistar todas as turistas que conhece. A situação de Henry muda quando ele conhece Lucy Whitmore, uma moradora local por quem ele se apaixona. Mas Lucy sofre de um acidente, tem falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela se esqueça de tudo que fez durante o dia no momento em que dorme.
O filme conta a história de um veterinário chamado Henry Roth ( Interpretado por Adam Sandler) que é considerado o “pegador”. Ele não pode nem ouvir falar de casamento ou de compromisso sério. Ele apenas quer curtir a vida e vive pegando as turistas do Havaí.Num certo dia, ele se encanta por uma jovem Lucy Whitmore (Drew Barrymore). Ele procura conquistá-la, acreditando que vai ser mais uma das suas conquistas. Desta vez a situação é diferente. O jovem veterinário acaba se interessando pela professora Lucy, mas ela tem um problema de FALTA DE MEMÓRIA. A história antes do veterinário Henry conhece-la é a seguinte: Ela sofreu um acidente de carro juntamente com o pai dela e a partir deste momento, ela só se lembra das coisas que aconteceram até um pouco antes do acidente. Então, todos os dias, ela vive o mesmo dia, esquecendo das coisas novas.
Diante deste problema, Lucy não se lembra de Henry e o jovem veterinário é obrigado a conquistá-la todos os dias. Todos os dias ele inventa uma forma de conquistar a mulher da sua vida.Henry cria uma forma bem criativa de fazer com que Lucy acompanhe as novidades, os acontecimentos e sempre permanece ao seu lado, conquistando diariamente. São emocionantes os esforços que o pai e o irmão de Lucy repetem incansavelmente dia após dia para que ela sinta-se melhor.
A personalidade é o sistema de atitudes adotadas nas relações interpessoais. Quando o ser humano chega ao mundo precisa necessariamente do calor dos braços humanos, do contato cheio de ternura. Precisa sentir-se seguro de que está protegido de que foi desejado, de que alguém acalmará sua sede e fome. O homem vive a unidade solidária do seu destino individual com o destino a comunidade a que pertence, não pode ter êxito ou fracasso por sua conta. O problema do ser define-se então como possibilidade. A ação do homem do seu ser no mundo é desdobrada pela possibilidade originária de ser com os outros, não é jamais individual. Então, o mundo fenomenal é organizado pelas necessidades. E aí o presente é a única possibilidade, a única realidade.
Espaço de vida (vital): totalidade dos fatos ou eventos possíveis, co-existentes e mutuamente interdependentes, os quais determinam o comportamento de uma pessoa num dado momento, sendo partes constituintes da realidade e não apenas partes ou um conjunto aditivo, e podem ser expressos matematicamente. O campo é a pessoa e o seu espaço de vida, a realidade é sempre relacional, o filme traz a historia de Lucy, que e o seu espaço de vida, sofre um acidente e perde a capacidade de reter informações recente, em sua memória de curto prazo. Uma estrutura estava montada ao redor de Lucy, para que não ela sofresse, ao se deparar com a realidade presente, e não poderia ser ela mesma, se sentiria fora da realidade sem passado o presente não faz sentido para ela. Lucy vive com seu pai Marlin e seu irmão Doug pescadores locais da região.
Estrutura de personalidade: é algo dinamicamente estático, um fundo que garante a continuidade da realidade da pessoa, sofrendo as influências do meio e das variáveis não-psicológicas, estando ela assim sujeita a mudanças, depois do acidente de Lucy o pai e o irmão passaram planejar e organizar os dias de Lucy, que ao dormir voltava ao dia do aniversario de seu pai um dia antes do acidente, passando a repeti-lo todos os dias. Lucy conhece Henry no café um lugar onde a população local e turistas se encontram para fazer refeições. Henry passa a querer conquista Lucy, ao conhece lá pela primeira vez, logo descobre a falta de memória de Lucy.
A valência, se da quando Henry conversa com Ula e diz que seria a garota perfeita para Henry, mais ele diz que queria algo mais do que uma noite com Lucy e conversa sobre a situação de estar encantado por uma moradora local, Ula com seu jeito brincalhão logo tenta alertá-lo, dessa atitude que não faz o gênero de Henry, pois está indo contra seus princípios solteirão namorador e pegador de turistas, mas com a insistência de Henry Ula resolve ajuda lo em sua conquista. A tensão se deu quando Henry resolve manter contato com Lucy e fazer a fita, Marllin, Doug o (meio) seus amigos caiam uma resistência opostas e se opõem que Henry faça Lucy sofrer.
O fenômeno trazido a luz é a memória de Lucy, que mesmo estando ao fundo, desorganizava a figura que estava exposto no ambiente era preciso que houvesse uma força, para que Lucy tivesse a percepção de si mesma, e de sua condição.
Ao Henry se apaixonar e organiza as figuras e o fundo no existir de Lucy e em si mesmo, e seu meio. A figura e o fundo se mostram quando Henry coloca o fenômeno exposto em sua relação, com Lucy e o ambiente, que precisavam serem organizadas , uma Warnes sobre a forma , preconizando as necessidades mais urgentes e emergentes, que eram a de ser feliz com Lucy, onde e o( meio) os amigos e familiares, obtivesse uma boa forma, ao destacar as partes principais e funcionais da forma. O existencialismo Lucy precisava ter sua perspectiva de “ser” existente no ambiente para poder se orientar e participar com consciência e responsabilidade da construção de seu projeto existencial. Conceito de realidade se dá quando Lucy vê a fita e sente fora da realidade, sentindo que a vida lhe pregou uma peça, precisando se localizar para assimilar e agir.
Ao longo do tempo todas as figuras foram organizadas onde se pode fazer uma homeostase, uma auto regulação de si, Lucy Henry e do meio, onde o meio que eram seus familiares e amigos entenderão que era possível que Lucy vivesse no presente, ao ver a fita com seus fatos recentes de sua vida ao amanhecer de um novo dia, após a assimilação poderia viver o presente e ter consciência de sua condição equilibrando se e auto regulando se em seu meio.
.
Foi preciso que todos o espaço vital ao seu redor de Lucy se movesse favorecendo uma homeostase e o equilíbrio na vida de Lucy e de todos, para que todos os dias dela obtivesse o equilíbrio.Tudo se passa em torno de uma historia de uma jovem chamada Lucy que perdeu a capacidade de reter informações novas em sua menor ia de curto prazo, devido um acidente de carro, Lucy conhece Henry no café local a partir desse dia o espaço vital de Henry começa a mover se para interagir e com o de Lucy e todos os que estão ao redor dela, proporcionando um mover do meio valência negativa, ele e o meio começa a se relacionado.
Valência negativa ao empregar a força nessa direção ouve uma valência positiva ao mover de Henry, ao convencer o meio, que seu interesse por Lucy era o melhor possível. Henry começou a mexer com a estrutura, para que fosse modificado a estrutura rígida, movendo a figura que estava no fundo, para poder produzir mudanças, empenhando com criatividade para conquistar Lucy todos os dias, proporcionando uma mudança no campo existencial a sua volta, modificando a opinião do meio. A força foi aplicada por Henry na direção e intensidade que proporcionasse a locomoção da estrutura da situação que estava posto com toda intensidade para que houvesse a mudança equivalente a locomoção. Houve um equilíbrio do meio, Lucy e Henry, Marlin e Doug e Ula romperam os campos de força e provocaram a locomoção da força, proporcionando uma homeostase.
O que podemos notar nestes quatro personagens é que há uma resistência tanto positiva quanto negativa.
Perceber sua força e a do ambiente com a valência que a mantém fixado no problema é que está relação deverá ser rompida e; compreender que o comportamento não explica, e que é necessário buscar fora explicação para dentro, entendendo e experimentando com os fatos que estão acontecendo hoje na sua vida, neste contexto podemos colocar o pai e o irmão de Lucy, eles passaram a viver o problema e não fazer parte dele, pois todos os dias tinham de viver como se não tivesse o amanhã, mesmo que o tempo não parasse. Te em que viver a tensão de cada dia como se fosse o mesmo sempre, e ao mesmo tempo experimentar o passar de cada dia na sua fase normal, manter o equilíbrio numa rotina nada normal.
Espaço de vida é a totalidade dos fatos ou eventos possíveis, coexistentes e mutuamente interdependentes os quais determinam o comportamento de um individuo num dado momento. Era o que estava acontecendo com Lucy no seu espaço de vida, esse espaço estava condicionado a não ter mudança até que Henry entra em sua vida e mostra para seu pai e seu irmão que é possível uma mudança sem machucá-la.
Pois a estrutura de personalidade portanto deve ser vista, no nosso contexto, como algo dinamicamente estático, um fundo que garante a continuidade da realidade da pessoa, sofrendo as influências do meio e das variações não psicológicas estando ela assim sujeito a mudanças. Podemos falar do personagem Henry em que mesmo sofrendo influências do meio, teve que se envolver no problema de Lucy com amnésia. Cada dia para ele era uma conquista, um desafio. Todo dia estava sujeito a mudança, mais não poderia sofrer essa tensão, a figura e o fundo teriam que interagir entre si numa mesma concordância
Lucy seu campo existencial está preenchido por funções como ser filha de Marlin e irmão Doug, professora de artes na clinica e colega do pessoal do café e namorada de Henry, Lucy tinha tensões quando o dia dava errado, se sentia como se a vida lhe pregasse uma peça e ela estivesse fora da realidade, quando descobria que não estava no dia em que pensava pois todos os dia para ela, era o dia do aniversario de seu pai.
Depois que Henry teve a ideia de editar um fita com filmes dos fatos mais importantes, acontecidos as tensões passaram a ter um equilíbrio, pois as tensões só passaram a incomodar ao ver a fita todos os dias pela manhã depois da assimilação voltava ao equilíbrio ao editar os fatos recentes.
O contado de Lucy sempre era com os mesmos amigos e conhecidos, de antes do acidente, todos os dias Lucy cumprimentava as mesmas pessoas os mesmos amigos sua rigidez era em fazer novas amizades pois todos os dias sua memória recentes eram apagadas.O espaço de equilíbrio dava se em todas as sua volta sempre as pessoas repetiam o ritual cuidando para que ela sempre vivesse aquele domingo para que Lucy não sofresse.
Henry tem se funcionamento psicológico dirigido a ser uma pessoa extrovertido que gosta de contato com a população local, e com turistas principalmente as mulheres por ser paquerador além de ser uma pessoa bem humorada divertida exerce sua profissão de veterinário com satisfação saboreando as interações com as pessoas e com os animais que cuida, sempre dando o seu melhor, sua resistência é baseada em sempre ser uma pessoa diferente para diversas turistas que conhece no local, sempre cuidando para não apaixonar, mais quando conhece Lucy, essas resistências se rompe e ele se vê apaixonado e querendo se casar. Sempre agindo para conquistar e estar a seu lado.

Título Original: 50 First Dates Gênero: Comédia Romântica Tempo de Duração: 106 minutos
Elenco: Adam Sandler, Drew Barrymore, Sean Astin, Rob Schneider, Kent Avenido, Pomaika'i Brown, Glen Chin. Ano de Lançamento (EUA): 2004 Site Oficial: www.sonypictures.com/movies/50firstdates Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Anonymous Content / Flower Films / Happy Madison Productions Distribuição: Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment Direção: Peter Segal Roteiro: George Wing Produção: Jack Giarraputo, Steve Golin, Nancy Juvonen, Larry Kennar e Adam Sandler Música: Teddy Castellucci Fotografia: Jack N. Green Desenho de Produção: Alan Au Direção de Arte: John Hockridge e Domenic Silvestri Figurino: Ellen Lutter Edição: Jeff Gourson Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic / Sony Pictures Imageworks
Comentários